segunda-feira, 5 de março de 2012

Achei esta matéria muito interessante: 

 Você sabia que a HUMILDADE é essencial para a aprovação em bons concursos?

Parece estranho falar em humildade como qualidade essencial para quem quer ser aprovado em um excelente concurso. Difícil imaginar que os “nerds” do TCU e da Receita Federal apresentam essa característica, não é mesmo? Afinal, quando pensamos neles, logo vem à lembrança seu sorriso de triunfo nas propagandas de cursinhos, entrevistas...
Entretanto, garanto que ninguém passa em concursos de altos salários se não for humilde. Isso porque os grandes vitoriosos do mundo dos concursos necessariamente apresentam as características a seguir:

- Quando reprovados, não desistem. Assumem que não tiveram uma boa estratégia em sua preparação, ou que não houve tempo de estudo suficiente para atingirem o nível de conhecimento necessário para a aprovação.

- Quando erram uma questão, buscam aprender com isso, corrigindo suas falhas. Não fazem como certos candidatos que sempre justificam seus erros: a questão deveria ter sido anulada, o livro utilizado como referência está obsoleto, os colegas que passaram fraudaram o concurso...

- Sabem que precisam estudar muito. Não se enganam dizendo que podem estudar pouco, já que alguns conhecidos estudaram durante curto período e obtiveram êxito nos concursos mais difíceis do país. Entendem que é melhor pecar pelo excesso (estudando mais do que o necessário) que pela falta de estudo.

- Não subestimam cursos ou professores. Compreendem que, por mais que estejam preparados, sempre podem aprender algo a mais. E que, muitas vezes, é aquele “plus” que determina quem será aprovado.

Espero que você, como os grandes vencedores, seja bastante humilde! Inclusive para reconhecer caso não esteja se encaixando nas qualidades acima.

Bons estudos! E muita humildade!
Nádia Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário